terça-feira, 21 de agosto de 2012

Candidata usa triciclo a energia solar para divulgar jingle


Candidata usa triciclo a energia solar para divulgar jingle



A candidata a vereadora na cidade Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, Lú Fragoso (PTC), encontrou uma forma original de fazer campanha pelas ruas: em um triciclo movido a energia solar. O veículo puxa uma caixa de som que toca o jingle da candidata. Ao som de: "muito tempo nesta caminhada, Lú Fragoso sabe como é, somente com trabalho e oração a gente chega lá, eu boto fé nessa mulher", ela divulga seus projetos para o povo da cidade.

"Por onde a gente passa, não tiram os olhos de nós. Além de a ideia ser boa e bonita, as pessoas ficam curiosas de como foi feito o triciclo", disse a candidata. É a terceira vez que Lú tenta um cargo na câmara dos vereadores de Jaboatão, mas a primeira em que usa o triciclo - que ficou pronto neste ano - na campanha. Aproveitando a bandeira verde do veículo, ela propõe construção de ciclovias e apoia políticas sustentáveis.

Um dos pontos preocupantes para Lú é a reciclagem de lixo. "Aqui tem muito lixo na rua, as pessoas ainda não conseguem separar o lixo, misturam tudo", disse. Segundo ela, as áreas mais carentes são as que precisam de mais instrução para mudar o cenário atual. "Precisamos de políticas educacionais sobre a reciclagem", reforçou. A candidata também promete aumentar o número de postos de saúde, melhorar o atendimento médico e valorizar os professores.

Triciclo
O veículo sustentável é uma criação do marido de Lú, o alemão Stephan Hitzelberger, formado em engenharia. "É um sonho meu desde criança, de criar um carro solar. Já fiz várias experiências antes do triciclo", contou ele ao Terra. O projetocomeçou com um triciclo ligado a um motor próprio para bicicletas elétricas. Depois, o engenheiro acrescentou quatro placas de captação de energia solar ao veículo. "Coloquei quatro placas no teto para alimentar as baterias e prolongar as distâncias alcançadas", explicou.

Só de material, Hitzelberger calcula o gasto de R$ 4 mil, mais cerca de R$ 7 mil de mão-de-obra - ele passou, ao todo, quase quatro meses em cima do projeto - se contado os dias trabalhados. O motor do triciclo chega a 30 km/h, em média, e a bateria tem uma reserva de duas horas de carga para passeios noturnos ou sem luz solar. Porém, Hitzelberger lembra que o veículo não deve ser usado apenas com a força do motor. "É 50% pedalar e 50% o motor. É para funcionar com a força humana e o motor só ajuda", disse. O autor do triciclo não pretende patentear ou criar uma linha para comércio.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KF-MODAS-a-moda-em-seu-alcance